Avançar para o conteúdo principal

Os Heróis

Hoje não podía deixar de fazer um referência à campanha do Banco Alimentar contra a fome - uma iniciativa fantástica da sociedade civil. Parabéns a tantos heróis... que dão, que se organizam, colaboram, ajudam, acreditam e com os seus gestos solidários transformam o nosso mundo num lugar melhor para se viver.

Deixo aqui o artigo da Lusa

#

Centenas de voluntários de todas as idades aguardavam hoje a sua vez no armazém do Banco Alimentar Contra a Fome, em Lisboa, para poderem contribuir com o seu trabalho em mais um fim de semana de luta contra a fome promovido pela instituição.

As filas começaram a ser formadas logo pela manhã e cerca das 12h preenchiam o parque exterior do armazém em Alcântara, já muito movimentado com os carrinhos que chegavam com caixas carregadas de alimentos, enquanto no interior a azáfama já era muita para receber os bens doados.

"Neste momento, começaram a chegar os carros que estão a recolher os donativos que as pessoas generosamente deram para depois serem distribuídos às instituições", disse à agência Lusa Helena André, que luta há 20 anos como voluntária por esta causa.

Enquanto um grupo de voluntários ajudava a descarregar os carros que transportavam os bens, outro abria os sacos para condicionar os alimentos. Alguns voluntários encontravam-se junto às balanças para pesar os produtos para serem distribuídos pelas instituições.

"Podiam estar em casa ou a passear, com um dia tão bonito de sol, mas querem dar o seu tempo para uma causa em que acreditam"

A acompanhar atentamente todos estes movimentos estava a presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome.

Para Isabel Jonet, é "muito gratificante" ver a "quantidade tão grande de voluntários" que esperavam para poder ajudar na campanha.

"Podiam estar em casa ou a passear, com um dia tão bonito de sol, mas querem dar o seu tempo para uma causa em que acreditam e se identificam", disse à agência Lusa, considerando que esta é a "grande partilha e interação de quem dá e quem recebe que faz com que as campanhas sejam sempre um sucesso".

Para a responsável, a "mistura" de voluntários, em que se encontram pessoas de todas as idades, de todos os partidos, clubes e religiões faz com que haja "uma riqueza de campanha para campanha".

Vânia, 17 anos, esperava pacientemente a sua vez para participar pela segunda vez numa causa em que acredita.
"Faço parte de um grupo de jovens voluntários e estou aqui porque também gostava que fizessem isso por mim", disse a jovem.

"Participo pelo facto de sentir-me útil"

A participar pela quinta vez nesta ação, Vanessa, 22 anos, disse que é "um dia diferente" marcado pela solidariedade.
"Participo pelo facto de sentir-me útil e também por poder dar um bocadinho do meu contributo nesta campanha que é essencial não só nesta altura como em qualquer altura do ano", sublinhou.

Para Joaquim Matos, 41 anos, foi uma estreia como voluntário: "Todos os anos participo com a oferta de algumas compras, mas já algum tempo que andava interessado em fazer voluntariado e este ano resolvi inscrever-me".

Joaquim Matos confessou ter ficado impressionado com o movimento de solidariedade em torno desta iniciativa e com toda a logística em torno desta causa.

"O que propomos às pessoas não é que nos deem muito, mas que sejam muitas a dar, mesmo que deem apenas um pacote de leite"

Há 20 anos a dirigir o Banco Alimentar, Isabel Jonet disse ser "muito gratificante" ver que um pouco por todo o país podem multiplicar-se os resultados para ajudar pessoas em dificuldades.

"Nós não entregamos diretamente os produtos às pessoas, mas temos uma rede de 2.047 instituições que todos os dias levam os alimentos a 329 mil pessoas", explicou.

Para Isabel Jonet, é "incontestável" que se vive numa altura muito difícil para muitas famílias portuguesas. No entanto, "aquilo que os bancos alimentares propõem é que as pessoas partilhem, com quem tem muitas dificuldades para se alimentar, algo das suas compras".

"O que propomos às pessoas não é que nos deem muito, mas que sejam muitas a dar, mesmo que deem apenas um pacote de leite ou um pacote de esparguete", apelou. 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Las siete reglas de oro de la captación de fondos

Independientemente de si eres nuevo o ya conoces bien la profesión de la captación de fondos, de si captas fondos a través de la web o del modo tradicional (o ambos), te presentamos a continuación una serie de conocimientos y técnicas básicas que te serán útiles en tu trabajo. Si logras dominarlas, aumentarás las posibilidades de captar más dinero y de disfrutar de tu trabajo. Mucha gente simplemente se lanza a esta profesión sin haber aprendido previamente cuáles son los fundamentos de esta industria. No se aprenden de la noche a la mañana y puede que alguno de los consejos siguientes sean más fáciles de llevar a cabo que otros. Puede que necesites recurrir a ayuda externa, consultar a expertos o asistir a clases para que llegues a dominar aquello que necesites saber. Si necesitas ayuda, no dudes en pedirla. Te facilitará el trabajo. A continuación te exponemos algunas reglas de oro: 1. Estudia los argumentos que pueden ser útiles a tu organización a la hora de conseguir apoyo y la me

MOVIMENTO ANTI-POPOTA, LEOPOLDINA E ARREDONDAMENTOS!!!

É extraordinário como é fácil fazer grande caridade com o dinheiro dos outros!!! Pedem-nos "apenas" dois euros e fazem-nos o favor de doar um para a caridade. Claro que quem aparece a doar no final vários milhares são os donos dos grandes armazéns ... com o nosso dinheiro!! Reparem no que diz o site de um desses supermercados: "Nestes últimos três anos conseguimos angariar (...) um montante superior a um milhão de euros, " .... Extraordinário realmente, sobretudo se pensarmos que esse milhão de euros foi automaticamente deduzido dos impostos desta empresa .... como se fosse dinheiro deles e não nosso. Se querem dar para caridade dêm directamente ... ou se eu vos pedir vocês dão-me a mim para eu poder doar?! Então porque dão aos Modelos, Continentes, e Wortens? Eles têm obrigação e responsabilidade social a cumprir! Exijam! Se concordarem comigo enviem para outras pessoas.   (PS. Esta mensagem não é minha mas subscrevo o seu conteúdo)

Campanha de Angariação de Fundos - CUMN Agradecido (Coimbra)

No seguimento da campanha do CUMN Agradecido, de angariação de fundos para as obras do novo CUMN, o Circulo Loyola, com a colaboração de vários os grupos que funcionam no CUMN (Camtil, GVX, CVX, entre outros) e com outras entidades da cidade de Coimbra (Universidade de Coimbra, Rock Planet e o Conservatório de Música de Coimbra, Águas Luso, entre outras) está a organizar um CONCERTO SOLIDÁRIO .  Este concerto terá lugar no próximo dia 3 de Julho (véspera do feriado municipal), pelas 21 horas, no Conservatório de Música de Coimbra, com a participação dos músicos Tiago Bettencourt, Samuel Úria e o grupo Ciclo Preparatório. Mas como a festa não pode acabar por aqui, organizámos um serão After-Party no Rock Planet com a participação do grupo Salto. Uma excelente oportunidade para estarmos todos juntos, num ambiente diferente e bem animado. Todos este grupos têm de alguma maneira ligações ao CUMN e é com imensa gratidão que temos que lhes agradecer, bem como a todos os que estão a