Avançar para o conteúdo principal

Empresas solidárias em tempos de crise

Em conjunturas mais prósperas há, naturalmente, maior abertura e disponibilidade para projectos e iniciativas de RS, que apoiam transversalmente pessoas, comunidades e organizações em áreas tão distintas como a saúde, a educação ou o ambiente. Mas em tempos de crise, as necessidades aumentam e quer a população em geral, quer as instituições do Terceiro sector precisam, mais do que nunca, de ajuda. 
Não necessariamente – e jamais preferencialmente – de uma ajuda estritamente assistencialista, mas de um apoio estrutural, isto é, capacitante. Em resultado do seu compromisso com a comunidade, algumas empresas lançaram recentemente iniciativas de solidariedade ou negócios sociais, enquanto outras reforçaram a sua aposta em projectos inovadores que têm vindo a garantir a sustentabilidade de projectos sociais em diversas valências.

O VER apresenta nesta edição totalmente dedicada a boas práticas empresariais, seis casos de sucesso de projectos que, em parceria com instituições de intervenção social ou com o próprio Estado, ajudam a alavancar o país, gerando impactos positivos nas comunidades a que se dirigem, mas também nos paradigmas da educação, da investigação ou do sentido de cidadania em Portugal, para além de contribuírem para o próprio desenvolvimento económico do País.

BP PORTUGAL
Campanha “Quem dá o que tem, fica feliz também”
A BP Portugal está a recolher roupa e brinquedos para as crianças do Refúgio Aboim Ascensão.
A iniciativa “Quem dá o que tem, fica feliz também”, que decorre entre 14 de Novembro e 13 de Dezembro, é o mote da campanha que a BP Portugal está a promover na região do Algarve, em parceria com os postos de abastecimento BP e revendedores de gás aderentes desta região, os quais receberão os donativos (roupa e brinquedos para crianças entre os zero e os seis anos) de toda a população que pretenda envolver-se nesta recolha.

A entrega dos donativos no Refúgio Aboim Ascensão será feita no dia 14 de Dezembro pelo presidente da BP Portugal e pelos concessionários e revendedores envolvidos. Esta campanha integra-se nas acções de apoio a esta instituição de solidariedade social, que actua na área da emergência infantil em Portugal, que a BP Portugal tem vindo a concretizar desde 2008. Há três anos que a empresa, em parceria com os seus revendedores e concessionários, apoia o Refúgio Aboim através do fornecimento de combustíveis líquidos e gás.

O envolvimento com esta entidade “vai ao encontro dos valores de ética, diversidade e de inclusão” defendidos pela empresa e insere-se na sua estratégia de Responsabilidade Empresarial, na qual “o desenvolvimento sustentável e o bem-estar das comunidades se assumem como pilares fundamentais de actuação”.

COMPAL
Apoio à investigação na Liga Portuguesa Contra o Cancro
Em Portugal, surgem cerca de 45 mil novos casos de cancro por ano. Um número assustador que a Compal Vital quer ajudar a combater, juntamente com a Liga Portuguesa Contra o Cancro. Assim, a empresa aliou-se à LPCC, com o compromisso de apoiar, com um montante que vai permitir alargar o número de bolsas destinadas ao campo de investigação, áreas tão importantes como o cancro do pulmão, da mama ou do colo rectal. Por cada embalagem de Compal Vital, a empresa contribui para a descoberta da cura destas doenças.

CONTINENTE
Missão Sorriso mais abrangente
O ano de 2011 marca um novo ciclo desta iniciativa de RS que está, a partir de agora, “mais próxima e presente na vida dos portugueses”. A Missão Sorriso alargou o seu apoio aos seniores e aumentou a sua área de influência, passando agora a estar presente em mais localidades, de norte a sul do país. Este ano foram convidados a apresentar projectos a concurso, pela primeira vez, todos os hospitais e agrupamentos de centros pertencentes ao Serviço Nacional de Saúde e as instituições sem fins lucrativos e de interesse público que actuam nas áreas da saúde materno-infantil ou da saúde dos seniores.

A Missão Sorriso já angariou, desde 2003, cerca de cinco milhões de Euros, que se traduziu no apoio a 33 Unidades de Pediatria e Hospitais Pediátricos e na doação de mais de 1600 equipamentos. A iniciativa foi distinguida em 2006 com o prémio de “Marketing Sustentável e com Consciência”, atribuído pela Associação Portuguesa de Profissionais do Marketing e com a Medalha de Ouro no mesmo ano, nos Prémios de Eficácia. Em 2010 recebeu o Master Distribuição Hoje na categoria de Responsabilidade Social.

Mall Management, RTP e ENTRAJUDA
O Maior Estendal do Mundo
O projecto “O Maior Estendal do Mundo” foi recentemente lançado com o objectivo de ajudar centenas de famílias portuguesas através de um simples gesto: doar roupa. Este gesto vai permitir que muitas famílias com necessidades possam poupar uma parte do seu reduzido orçamento que seria destinado à aquisição de roupa para a utilizar na satisfação de necessidades básicas, como sejam a alimentação, a saúde e a educação, entre outras.

Através do desafio proposto pela Multi Mall Management, a RTP e a ENTRAJUDA – reunir a maior doação de roupa do mundo -, dez milhões de portugueses “vão permitir a entrada deste projecto para o recorde do Guinness”, anunciam os responsáveis do projecto.

Desde o dia 19 de Novembro e até ao dia 6 de Janeiro, todos os portugueses podem participar nesta acção, colocando as suas doações nos pontos de recolha de roupa, localizados nos centros comerciais, geridos pela Multi Mall Management: Almada Forum, Armazéns do Chiado, Braga Retail Center, Espaço Guimarães, Forum Algarve, Forum Aveiro, Forum Coimbra, Forum Madeira, Forum Montijo, Forum Sintra, Forum Viseu e Parque Mondego.
 
NESTLÉ CEREAIS
Curativos de Humor
A Chocapic está a apoiar um projecto que visa contribuir para o bem-estar de crianças hospitalizadas. Os Curativos de Humor são um grupo de palhaços que, graças ao apoio desta empresa, acompanham e ajudam semanalmente no Hospital da Luz na recuperação das crianças que fazem parte da unidade de pediatria. O apoio da Nestlé Cereais insere-se na sua política de RS, baseada no conceito de Criação de Valor Partilhado, um conceito que promove “uma óptica de interdependência entre o negócio de uma empresa e a sociedade que a rodeia, e tem como objectivo contribuir para o desenvolvimento, a longo prazo, de ambas as partes”, defende a empresa.
 
TEFAL E UNICEF
“Faça uma criança SORRIR de novo”
É este o mote da parceria humanitária que a Tefal está a realizar com a Unicef desde o início do mês, e que contribui para o programa de subnutrição infantil na África do Sul e Índia. Para o efeito, a marca desenvolveu uma frigideira de edição limitada, revertendo Um Euro de cada unidade vendida para este programa humanitário.

Com esta iniciativa a Tefal pretende “contribuir para a boa nutrição das crianças que passam pelas maiores dificuldades e, assim, dar-lhes um novo sorriso”, anuncia.

Com esta campanha, que está em curso em todos os países que comercializam a marca, cada unidade vendida da frigideira Tefal Unicef, especialmente produzida para o efeito, irá garantir um dia nutricionalmente equilibrado a uma criança dos países visad
Portal VER (POR GABRIELA COSTA)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Las siete reglas de oro de la captación de fondos

Independientemente de si eres nuevo o ya conoces bien la profesión de la captación de fondos, de si captas fondos a través de la web o del modo tradicional (o ambos), te presentamos a continuación una serie de conocimientos y técnicas básicas que te serán útiles en tu trabajo. Si logras dominarlas, aumentarás las posibilidades de captar más dinero y de disfrutar de tu trabajo. Mucha gente simplemente se lanza a esta profesión sin haber aprendido previamente cuáles son los fundamentos de esta industria. No se aprenden de la noche a la mañana y puede que alguno de los consejos siguientes sean más fáciles de llevar a cabo que otros. Puede que necesites recurrir a ayuda externa, consultar a expertos o asistir a clases para que llegues a dominar aquello que necesites saber. Si necesitas ayuda, no dudes en pedirla. Te facilitará el trabajo. A continuación te exponemos algunas reglas de oro: 1. Estudia los argumentos que pueden ser útiles a tu organización a la hora de conseguir apoyo y la me

MOVIMENTO ANTI-POPOTA, LEOPOLDINA E ARREDONDAMENTOS!!!

É extraordinário como é fácil fazer grande caridade com o dinheiro dos outros!!! Pedem-nos "apenas" dois euros e fazem-nos o favor de doar um para a caridade. Claro que quem aparece a doar no final vários milhares são os donos dos grandes armazéns ... com o nosso dinheiro!! Reparem no que diz o site de um desses supermercados: "Nestes últimos três anos conseguimos angariar (...) um montante superior a um milhão de euros, " .... Extraordinário realmente, sobretudo se pensarmos que esse milhão de euros foi automaticamente deduzido dos impostos desta empresa .... como se fosse dinheiro deles e não nosso. Se querem dar para caridade dêm directamente ... ou se eu vos pedir vocês dão-me a mim para eu poder doar?! Então porque dão aos Modelos, Continentes, e Wortens? Eles têm obrigação e responsabilidade social a cumprir! Exijam! Se concordarem comigo enviem para outras pessoas.   (PS. Esta mensagem não é minha mas subscrevo o seu conteúdo)

Campanha de Angariação de Fundos - CUMN Agradecido (Coimbra)

No seguimento da campanha do CUMN Agradecido, de angariação de fundos para as obras do novo CUMN, o Circulo Loyola, com a colaboração de vários os grupos que funcionam no CUMN (Camtil, GVX, CVX, entre outros) e com outras entidades da cidade de Coimbra (Universidade de Coimbra, Rock Planet e o Conservatório de Música de Coimbra, Águas Luso, entre outras) está a organizar um CONCERTO SOLIDÁRIO .  Este concerto terá lugar no próximo dia 3 de Julho (véspera do feriado municipal), pelas 21 horas, no Conservatório de Música de Coimbra, com a participação dos músicos Tiago Bettencourt, Samuel Úria e o grupo Ciclo Preparatório. Mas como a festa não pode acabar por aqui, organizámos um serão After-Party no Rock Planet com a participação do grupo Salto. Uma excelente oportunidade para estarmos todos juntos, num ambiente diferente e bem animado. Todos este grupos têm de alguma maneira ligações ao CUMN e é com imensa gratidão que temos que lhes agradecer, bem como a todos os que estão a